No dia 9 de abril de 2016 decorreu a segunda visita da Rota das Árvores do Porto, desta vez na fabulosa Quinta de Villar d’Allen, em Campanhã – uma verdadeira “montra do século XIX”, de acordo com Teresa Andresen, autora do livro “Jardins Históricos do Porto”. O grupo era grande (51 participantes) por isso acabou dividido entre os dois guias e anfitriões, Isaura e José Alberto Allen, que nos presentearam com o seu amor e conhecimentos infindáveis sobre as árvores desta quinta.

Foi ainda uma oportunidade para recordar Alfredo Allen (1828-1907), 1.º visconde de Villar d’Allen e bisavô dos nossos guias. Alfredo Allen foi vereador da Câmara Municipal do Porto com o pelouro dos jardins, tendo sido responsável pela introdução de muitas espécies de árvores exóticas na Cidade e pela criação nesta quinta de uma das maiores coleções de camélias do País.

A tarde terminou tranquila, à sombra de palmeiras em vias de classificação, a saborear um Vinho do Porto produzido pela família, com um know-how de 9 gerações. Um brinde às árvores e a quem as protege!

FOTOS | Créditos: @2016CRE.Porto|ampereira & @2016CRE.Porto|malmeida

Observação: a Quinta de Villar d’Allen está aberta a visitas mediante marcação prévia.

A Rota das Árvores do Porto é promovida pelo Município do Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Na Rota das Árvores são parceiros a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Metro do Porto, a Ordem dos Médicos (Secção Regional do Norte), o CRE.Porto e a Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas.