“As árvores marcaram a nossa viagem! É um momento que não vamos esquecer. Obrigada por tudo. Foi perfeito.” Esta foi a bonita mensagem que recebemos da Laura (uma lusodescendente e monitora de um grupo de jovens – Jovens de Coubertin – na “Fondation d’Auteuil”) dias após ter estado a trabalhar connosco no Viveiro do FUTURO (Viveiro Municipal do Porto) em julho de 2017.

O objetivo deste grupo era o de aprender mais sobre plantas e dar o seu tempo à floresta nativa portuguesa. Por isso contactaram o FUTURO, na expectativa de poder desenvolver uma atividade que pudesse contribuir para este fim.

O desafio que lançamos foi o de, durante a sua estadia, os nove jovens (dos 11 aos 15 anos) e os seus quatro monitores, colaborarem no envasamento de medronheiro (Arbutus unedo) e de azevinho (Ilex aquifolium), regar e a mondar vasos e tabuleiros de árvores e ajudar a organizar um dos canteiros do Viveiro do FUTURO.

E o grupo foi excelente: interessado, colaborante e divertido. Apesar de não falarmos francês a Laura foi uma excelente tradutora 🙂

Cada Jovem de Coubertin escolheu um medronheiro que assinalou com uma fita colorida, de modo que estejam assinaladas quando forem plantadas e assim recordarmos o grupo no momento da plantação.

A Fondation d’Auteuil é uma fundação católica envolvida há cerca de 150 anos em programas de apoio, educação, formação e integração de jovens e famílias vulneráveis. É reconhecida em França como uma entidade de interesse público e está presente em mais de 50 países.

Merci beaucoup à tous!

FOTOS | Créditos:2017CRE.Porto.malmeida

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.