Terceira visita da Fundação Yves Rocher ao FUTURO

Terceira visita da Fundação Yves Rocher ao FUTURO

Desde que a Fundação Yves Rocher (FYR) iniciou o seu apoio ao FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto recebemos três visitas (2014, 2016 e 2017) de uma equipa da FYR. Estes são excelentes momentos para partilharmos a nossa experiência, dúvidas e sucessos e ouvir conselhos e novas ideias que a equipa da FYR nos traz das intervenções semelhantes que acompanha nos quatro cantos do mundo, através do seu Programa ‘Plantons pour la Planète’.

A última visita aconteceu entre os dias 5 e 7 de julho. Preparamos para a equipa da Fundação uma agenda de visitas bem recheada, já que queríamos percorrer uma grande diversidade de áreas e tipologias de intervenção. Estivemos na Maia (Monte da Senhora da Hora) e em Santo Tirso (EB 2,3 de Vila das Aves e Monte Padrão), em Vale de Cambra (Paraduça e Felgueira), Oliveira de Azeméis (Mina do Pintor) e Santa Maria da Feira (Mata da Quinta do Castelo). Organizamos ainda um pequeno encontro com alguns técnicos e voluntários no Viveiro Municipal do Porto e passamos pelas áreas de Valongo e pelo Nó do Regado (Rede de Biospots do Porto). A agenda do dia 7 culminou com a participação da responsável do Programa ‘Plantons pour la Planète’ no Cidade +, a falar sobre o trabalho da Fundação e a inspirar-nos.

Ao longo destes dias a equipa da FYR pode ainda conhecer e trocar impressões com alguns dos técnicos (municipais, do ICNF, da AMP, equipas contratadas), operacionais (sapadores florestais), professores (participantes na Rede de Escolas do FUTURO), voluntários envolvidos no projeto FUTURO de diversas formas, proprietários florestais, associações de proprietários florestais e decisores políticos… Para constatar que o FUTURO é uma grande equipa! 🙂

O apoio da FYR ao FUTURO permitiu apostar na preparação de terrenos, essencial para inclusão de novas áreas de intervenção onde é necessário o abate de eucaliptos, o controlo de plantas invasoras e o corte seletivo de matos, bem como na aquisição de tutores e protetores individuais para as plantas.

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas na região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores. O projeto é desenvolvido no âmbito do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), sendo liderado pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.

O FUTURO recebeu em 2013 o Prémio Terre de Femmes (Portugal), promovido pela Fundação Yves Rocher. Desde então a Fundação tem acompanhado e apoiado o projeto, reconhecendo o seu papel no aumento da resiliência da região e no envolvimento da comunidade.

No âmbito do seu programa ‘Plantons pour la Planète’, a Fundação Yves Rocher, que acredita que as árvores sustentam a terra e as pessoas que as plantam, tem como meta apoiar a plantação de 100 milhões de árvores até 2020, metade das quais já foram plantadas nos quatro cantos do mundo desde 2007.

FOTOS

Guardar

Guardar

2017-07-20T08:33:06+00:00 19 Julho, 2017|monitorização, reconhecimentos, trabalho em rede|