A Escola EB 2,3 de S. João da Madeira é uma verdadeira veterana no que toca ao seu envolvimento da sua comunidade educativa no projeto FUTURO. Desde Da Semente à árvore em 2013 até à Rede de Escolas do FUTURO em 2015, alunos e professores reuniram uma série de vivências que os tornam produtores de plantas nativas cada vez mais experientes. No ano passado todo o empenho e dedicação deram frutos e o FUTURO ganhou cerca de 340 novas árvores. Este ano, com o entusiasmo contagiante da Professora Carla Oliveira, a EB 2,3 de S. João da Madeira volta a produzir árvores nativas. Estão envolvidos neste projeto 77 alunos, sendo 17 alunos do curso vocacional, 50 de 8º ano e 10 alunos da Educação Especial.

Os alunos mais experientes partilharam as suas experiências, apresentaram o projeto FUTURO e falaram da importância do viveiro que iriam instalar. E depois puseram todos mãos ao trabalho: a sementeira foi feita seguindo todos os passos aconselhados no Manual do Viveiro da Rede de Escolas do FUTURO e, no final, houve o cuidado de fazer a identificação criativa das espécies, com a construção de pequenas placas de madeira com toda a informação sobre cada uma.

Certamente que neste momento já teremos muitas plântulas para contar, por isso, estamos ansiosos pelas próximas notícias!

Bom trabalho!

FOTOS | Créditos: ©2017CarlaOliveira

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto