Em 2016 iniciou-se a reconquista da Mata da Quinta do Castelo às invasoras acácias. Definiu-se a parcela de ataque inicial, preparou-se o terreno (que incluiu o controlo dessas plantas invasoras), plantaram-se árvores nativas e, ao longo do último ano, várias foram as vezes que se voltou à área para gerir a vegetação e controlar as insurgentes acác ias.

No final do ano passado, planeou-se uma nova “frente de batalha” que teve a mesma abordagem e que culminou no passado 12 de março com uma nova ação de plantação.

Nessa atividade participaram 84 voluntários do concelho e arredores que passaram a manhã de domingo a plantar 651 árvores e arbustos nativos. Todas as plantas foram protegidas com tubos (gentilmente oferecidos pela empresa Mr and Mrs Cork).

Passo a passo, a mancha de acácia na Mata está a ser substituída por carvalhos, cerejeiras-bravas, medronheiros, azevinhos e pilriteiros, entre outras espécies nativas. A rixa é permanente, mas definitivamente não inglória: os resultados estão à vista no nosso recente relatório de Monitorização.

A tod@s muito obrigad@!

FOTOS Créditos: ©2017CRE.Porto.malmeida e ©2017CRE.Porto.ampereira

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. Coloborou a Escola Secundária de Santa Maria da Feira e o Agrupamento de escuteiros de Fiães.