“As árvores são grandes abrigos que servem para proteger a nossa biodiversidade!” Este foi o grande mote para a manhã de 17 de fevereiro.

Os 21 alunos do 4ºano da EB1 da Fontinha, no Porto, escola integrante da Rede de Escolas do FUTURO já tinham estado no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Covelo a assistir à apresentação da história do “Grande Carvalho” e nesta manhã o grande objetivo era, antes de mais, relembrar os conceitos aprendidos com a apresentação da história enquanto se iria entrar num passeio de descoberta pela floresta do Parque do Covelo.

Antes da visita, o Luis Monteiro, técnico do CEA reuniu com os Alunos, Professoras e com as Mentoras Ana Paula e Rosa Maria que irão acompanhar esta escola. A conversa serviu para recordar temas como espécies nativas, espécies invasoras e exóticas, biodiversidade e muito mais. Usando como exemplo o “Grande Carvalho”, os alunos facilmente conseguiram entender o quão importante pode ser uma única árvore no meio da floresta, principalmente se esta for nativa. Estas são grandes abrigos de biodiversidade e guardam dentro de si muita da história natural do nosso País. “Nestas árvores vivem muitos animais que dependem delas para se alimentarem, para fazer ninhos e para se protegerem. E também podem ser habitat para outras plantas como os musgos, os líquenes e alguns fetos”.

O Sol chamava por todos e era hora de levantar da cadeira e ir para a floresta! Chapéus na cabeça, guias de campo debaixo do braço e lá seguiu a criançada, sempre perto do Luís para aprender e absorver cada detalhe sobre as árvores do Parque. As mãos serviram para sentir texturas, apanhar bugalhos, pinhas roídas e folhas, o nariz serviu para confirmar aromas e espécies. Os olhos e os ouvidos? Esses não tiveram descanso. Havia tanto para ver e para ouvir! Gaios (Garrulus glandarius) em grandes correrias, machos de melro (Turdus merula) a cantar ao desafio, famílias de chapins (Parus sp.) equilibristas , estorninhos (Sturnus vulgaris) com as suas penas cintilantes e ainda um tordo comum (Turdus philomelos) que fez as delicias de todos, pois como disse a Mentora Rosa Maria “ouçam! ele está a conversar com os meninos…”.

O passeio continuava e os mais curiosos não largaram os guias de campo na tentativa de aprender mais sobre as espécies que iam encontrando pelo caminho, sobreiros (Quercus suber), pilriteiros (Crataegus monogyna), folhados (Viburnum tinus), loureiros (Laurus nobilis), azevinhos (Ilex aquifolium), carvalhos (Quercus robur) “tantas árvores nativas num único sitio e no meio da cidade!” comentavam alguns, surpreendidos 🙂

“Porque é que uns azevinhos tem bolinhas e outros não? Porque é que algumas folhas tem picos e outras são lisas? As árvores nativas também podem ser aromáticas e dar flor? Dentro de um bugalho há sempre um inseto? Pinheiro bravo e manso são espécies diferentes porquê? De onde vieram os eucaliptos?” Estas e muitas mais perguntas iam saltando ao longo do passeio. Sem dúvida que este espaço tão rico fez despertar ainda mais a curiosidade de todos e no fim, já perto da bétula e das camélias, o grupo já não queria regressar à escola 🙂

 

Depois desta sessão, as Mentoras vão regressar à escola para trabalhar a história do “Grande Carvalho” por forma a dramatizá-la e enriquecê-la com tudo o que aprenderam de novo durante a visita ao Parque do Covelo. Será ainda dinamizada uma oficina de artes plásticas e escrita criativa dedicadas ao mesmo tema. Muito em breve iremos ter mais novidades desta escola!

Parabéns a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2017CRE.Porto|ampereira

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]