A manhã começou fria mas solarenga. Já na Mina do Pintor, a nova área de intervenção do FUTURO em Oliveira de Azeméis, o grupo começou a juntar-se: nós, que chegamos do Porto com os carros cheios de ferramentas e plantadores, alguns residentes da área, a equipa da Câmara Municipal, da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, encabeçada pelo seu Presidente, Agostinho Tavares. Chegaram ainda os Escuteiros de Nogueira do Cravo (Agrupamento 534), o grupo de Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, a Associação D. Urraca Moreira (ADUM) e a A NOZ – Associação Nogueirense de Cultura e Desporto. Junto à estrada já se podiam apreciar os pequenos medronheiros instalados nos dias anteriores pelos alunos do Agrupamento de Escolas Soares Bastos, que têm uma curiosa história.

Aquela área (uma antiga mina de arsénio e volfrâmio que encerrou a sua atividade em 1995) é a mesma que tínhamos visitado já há mais de um ano para avaliar ali uma intervenção do FUTURO. A fisionomia do espaço tinha mudado radicalmente: o que antes eram quase seis hectares de eucaliptal, acácias e outras invasoras “a monte” foi alvo, nas semanas anteriores a esta plantação, de uma profunda intervenção de preparação, com controlo de plantas invasoras, abates de eucaliptos, corte de matos, marcação e abertura de covas. Esta intervenção, foi realizada pela equipa da Bosque de Recados, empresa parceira do FUTURO, financiada pela Fundação Yves Rocher (mecenas do FUTURO) e acompanhada no dia-a-dia pela equipa do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, auxiliada também pela equipa de Sapadores Florestais.

O investimento financeiro, de tempo das equipas técnicas e de material vegetal (5.400 sobreiros, medronheiros e estacas de salgueiros) para o início da reabilitação desta área foi muito significativa e veio responder aos anseios das pessoas que vivem nas redondezas e da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, de ter aquele espaço transformado num pequeno bosque. Sabemos que o maior desafio está por chegar: manter a área. Mas sabemos também que essa necessidade está bem presente nos planos da equipa da Câmara Municipal e da União de Freguesias.

Iniciados os trabalhos de plantação apreciamos a forma como cada um dos 93 participantes encontrou o seu espaço e se dedicou à tarefa. Na encosta, alguns plantadores, entre uma planta e outra, conversam, riem, desfrutam do sol. Outros, sozinhos e em silêncio, apenas cavam e plantam, cumprindo determinados rituais, num momento só seu, quase sagrado. O pequeno Santiago – com umas luvas XL e acompanhado dos pais e do orgulhoso avô – estava entusiasmadíssimo com a oportunidade de mexer na terra.

A área é delimitada por uma linha de água – o Ribeira do Pintor – onde um grupo se concentrou a instalar estacas de salgueiros, que com o tempo lançarão raízes e comporão um belíssimo salgueiral. Nesta tarefa também já tinha colaborado nos dias anteriores alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, integrante da Rede de Escolas do FUTURO.

Ao longo de toda a manhã ouviu-se por toda a área o bater seco das sacholas no chão, mas com o tempo o cansaço acumulou-se e o ritmo de trabalho acalmou. No fim, e quando já tocava recolher e contabilizar o número de plantas instaladas (atingimos as 600, entre sobreiros e salgueiros), ainda ajudamos Miguel e a Margarida a investigar o que é um bugalho e tivemos oportunidade de saborear as tangerinas gentilmente oferecidas por um simpático vizinho da área (o avô do pequeno Santiago), colhidas de manhã e produzidas ‘sem químicos’.

Após a ação, a equipa de Sapadores Florestais tem continuado as tarefas de plantação e está a instalar protetores individuais e a estacas as plantas que necessitem. Está também já planeado que no início do verão, voltam ao terreno para começar o descasque das acácias que estão na encosta, uma planta invasora e indesejada no local)

Muito obrigad@!

FOTOS Créditos: ©2017CREPorto, mpinto, malmeida

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo CRE.Porto em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.