No passado 20 janeiro, um grupo de 17 alunos e docentes da Ecoescolas do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva instalou 200 estacas de salgueiro (Salix atrocinerea) nas margens do ribeiro do Pintor, em Nogueira do Cravo. Espera-se que estas estacas enraizem e começem a ser as primeiras árvores nativas a substituir o denso acacial que antes existia naquela margem ribeirinha.

O Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva está a criar um viveiro de plantas nativas no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO (Modalidade 2), mas nem por isso deixou de aceitar o desafio de ir para o terreno e colaborar também no restauro ecológico da área Mina do Pintor.

Depois de várias semanas de preparação do terreno, esta nova área do FUTURO, com cerca de 6 hectares, começou a ser plantada uns dias antes com os alunos do Agrupamento de Escolas Soares Bastos. O objetivo é instalar esta época um total 5.400 árvores e arbustos autóctones.

O Presidente da Câmara Municipal – Isidro Figueiredo – e a Vereadora do Ambiente – Manuela Pinho – também participaram na rearborização da linha de água. O grupo de voluntários não era grande, mas compensava em entusiamo. 🙂

Até os mais resistentes se renderam à plantação e adoraram. Muito obrigada a tod@s!

FOTOS Créditos: ©2017CMOAzeméis

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e pelo CRE.Porto.

Guardar

Guardar

Guardar