Este sábado (25 de fevereiro) regressamos a uma parcela do FUTURO em Covelo (Gondomar) para substituir plantas que não sobreviveram. A primeira intervenção na área foi feita no dia 30 de janeiro de 2016, com carvalho-alvarinho, pinheiro-manso e medronheiro, respeitando um plano desenhado pela Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto – para a área.

A realidade veio mostrar a necessidade de fazermos alguns ajustes. O carvalho-alvarinho foi a espécie que menos se adaptou às condições desta parcela, o pinheiro-manso está ainda a adaptar-se (embora já mostre crescimento em relação ao ano passado) e os muitos exemplares de medronheiro exibem-se já muito desenvolvidos. Por isso, a retancha será este ano feita com medronheiro.

Assim, o grupo de 37 Voluntários que se juntou a nós neste solarengo sábado à tarde (entre os quais o – ‘já da casa’ – Clube de Ciências da Escola Básica de Jovim e Foz do Sousa, liderado pela Profª Manuela Faria) plantou 252 medronheiros, sempre com o apoio atento da equipa de Sapadores Florestais de Gondomar. O Sr. Vitor Matias também nos acompanhou em todas as tarefas.

Alguns de nós reservamos energias para fazer ‘mulching’ nas caldeiras das árvores já plantadas (acumulamos ramos secos cortados e outra matéria orgânica nas caldeiras de modo a criar uma boa camada de proteção para o solo em torno das raízes das nossas árvores, evitando a erosão pela água durante períodos de chuva e reduzindo a evaporação de água do solo nas épocas mais secas).

Obrigada a tod@s!

FOTOS ©2017CRE.Porto, malmeida, rruiz, e mpinto (infelizmente tivemos um problema com a máquina fotográfica e só estas imagens se salvaram…)

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e pelo CRE.Porto. Colaborou a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Guardar