Para muitos, sábado de manhã é sinónimo de dormir mais umas horas, de acabar a limpeza da casa ou de tomar um pequeno-almoço prolongado. Para os voluntários do FUTURO, sábado de manhã significa largar a rotina e ir plantar árvores em algum recanto especial da Área Metropolitana do Porto.

No último sábado, 11 de fevereiro, o FUTURO regressou ao MADI – Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual, em Ferreiró, Vila do Conde. A antiga quinta onde se localiza este pólo, antes dominada por eucalipto e pinheiro-bravo, está a ser reconvertida para parque de aventura adaptado a pessoas com mobilidade reduzida (uma novidade). Os responsáveis, que com tanto brio cuidam do espaço, querem agora substituir o arvoredo anterior por uma boa escolha de plantas nativas, bem como algumas exóticas ornamentais.

Para esse propósito juntou-se um grupo de 37 prestáveis voluntários, que com boa disposição plantaram 300 castanheiros, nogueiras-negras, pinheiros-mansos e azevinhos, mas também alfazema, rosmaninho, carqueja, urze, estevinha e tomilho propagados no viveiro do MADI. Para além dos muitos voluntários (alguns vieram de Vila Nova de Gaia!), também ajudaram à plantação um grupo de utentes (que já tinham plantado na anterior ação no terreno) e a Presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz (também responsável pela fundação desta organização muito antes de assumir a presidência). Uma equipa da Portucalea acompanhou a ação sob a coordenação do Gabinete Técnico Florestal da autarquia (Amélia Guimarães).

As plantas de maior porte foram plantadas na encosta virada ao rio Ave, enquanto as arbustivas aromáticas, condimentares e ornamentais preencheram canteiros junto ao parque aventura que está a ser instalado.

Antes da partida houve ainda lugar à visita às instalações do MADI, no topo da colina, onde todos os presentes puderam perceber melhor como funciona o centro e quais as suas valências.

“Quando é a próxima?”, perguntavam os voluntários. Basta consultar a nossa agenda 🙂

FOTOS Créditos: ©2017CRE.Porto, mpinto

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo CRE.Porto em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde e o MADI. Colaborou a Portucalea – a Associação Florestal do Grande Porto e a Equipa de Sapadores Florestais de Vila do Conde. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Guardar

Guardar