No passado sábado, 28 de janeiro, a Maria, o Lucas, a Sofia e o João Afonso, de 2, 5, 7 e 13 anos, não se deixaram intimidar com a ameaça de chuva, calçaram as galochas e foram com pais e avós “plantar árvores junto ao Leça”. Um senhor que passeava de bicicleta fez questão de plantar uma árvore com o nome da sua terra natal, Freixo de Espada à Cinta.

Todos fazem agora parte da história do Parque do Vale do Leça, que está a nascer em Alfena e começa já a ser usufruído pela população, nomeadamente a zona da Levada do Cabo, recentemente requalificada com o apoio da Câmara Municipal.

A Junta de Freguesia sinalizou previamente os locais de plantação e os voluntários cumpriram: nas estacas pintadas de branco plantaram freixos, nas outras amieiros. Quarenta árvores enriquecem agora a galeria ripícola do rio Leça em Alfena, num esforço de recuperação que conta com o apoio do FUTURO e que se deverá estender pela restante margem, de forma articulada com o projeto de intervenção que está a ser desenvolvido para aquela área.

FOTOS Créditos: ©2017CMValongo

Esta atividade de plantação desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto, com a colaboração da Junta de Freguesia de Alfena. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.

Guardar

Guardar