No passado 21 de janeiro o grupo de 20 plantadores não se acanhou com a terra quase congelada e subiu à Serra de Santa Justa, Valongo, para mais uma ação de plantação, desta vez na parcela do Centro de Interpretação Ambiental (CIA).

Esta ação contou com a participação da Comute-Comissão de Utentes da USF Santa Justa, da Universidade Sénior de Valongo e Rotary Club de Valongo. Já todos reunidos no CIA, foi o momento da Raquel Viterbo (Câmara Municipal de Valongo) apresentar os objetivos para a manhã, os principais cuidados a ter com a plantação e apresentar as quatro espécies a ser plantadas, nomeadamente o medronheiro (Arbutus unedo), o pinheiro-manso (Pinus pinea), o carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o loureiro (Laurus nobilis). Com as sacholas ao ombro e os tabuleiros das pequenas árvores distribuídos por todos, os trabalhos puderam começar.

Não se pense que foram só plantadores que subiram à serra, a Teresinha, com apenas um mês e meio de vida de cachorrinho, também deu os primeiros passos nas florestas do FUTURO. Depois de muitas sestas e uns petiscos ainda conseguiu ajudar o Afonso a cavar a caldeira para a sua árvore 🙂

A dureza do solo não facilitou a tarefa de instalar as árvores, mas a entreajuda entre avós e netos foi enternecedora e tornou esta plantação ainda mais preciosa. Esta ação, que juntou três gerações de plantadores serviu para contar algumas histórias, dos tempos em que os avós eram crianças e a Serra de Santa Justa tinha outras cores e outras utilidades, muito diferentes das de hoje. No final dos trabalhos foram instaladas 99 novas árvores nativas. Plantação terminada, arrumaram-se os materiais e o grupo regressou ao CIA para um chá quente e os famosos biscoitos de Valongo!

Ainda houve tempo para um momento musical que se fez entoar pelo monte, cantada pelos mais novos, fãs do Panda e os Caricas que tem a banda sonora ideal para dias como estes e que encaixou na perfeição: “(…) uma árvore é um bem, que devemos preservar, vamos todos tu e eu, uma árvore plantar…”

Fica o convite para as próximas ações. 🙂

Muito obrigad@!

FOTOS Créditos: ©2017CRE.Portoampereira

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, tendo sido organizada pela Câmara Municipal de Valongo e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.