P1080550Em Campo, Macieira da Maia, nasceu no dia 19 de fevereiro uma nova área do FUTURO, pela mão de um grupo Voluntários do FUTURO e da proprietária do terreno. Os 23 participantes, dos quais 6 eram seniores da Santa Casa de Misericórdia de Vila do Conde, plantaram 267 freixos num terreno com covas previamente abertas pelos Sapadores Florestais, que acompanharam os trabalhos.

No final da plantação, sentamo-nos no muro de um velho moinho junto ao rio Ave a apreciar a ponte D. Zameiro, cuja origem remonta aos tempos romanos, apesar da estrutura atual já ser posterior. O nosso primeiro rei Afonso Henriques contribuiu pessoalmente para a sua construção, mas foi essencialmente uma obra pia, resultado de dádivas e trabalho braçal das gentes das imediações. Desde sempre foi uma ligação privilegiada, conhecida por via veteriz, que ligou a Galiza ao Porto, sendo ainda hoje percorrida pelos Peregrinos de Santiago. Estas e outras curiosidades sobre a ponte e azenhas foram partilhadas pelo Dr. Pedro Brochado Almeida, da Câmara Municipal de Vila de Conde.

Muito obrigada a tod@s. FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|malmeida

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo CRE.Porto em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde. Colaborou a Portucalea – a Associação Florestal do Grande Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.