IMG_5356Este ano o município de S. João da Madeira está a promover mais uma edição – a terceira – do projeto “Da Semente à Árvore”, desenvolvido no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.  Por isso, nos dias 23 e 25 de fevereiro, as equipas do FUTURO, da Câmara Municipal e do ICNF estiveram na EB2,3 de S.João da Madeira e EB1 do Parrinho. O objetivo para estes dias era o de tratar com as crianças e suas famílias a importância das espécies nativas e a sua propagação por semente, bem como oferecer a cada família uma pequena árvore nativa para plantar.

Na EB2,3 de S. João da Madeira, 15 crianças e famílias participaram na atividade, que culminou com uma sementeira de rosmaninho, murta, verbasco e tremoço-amarelo, e no final do dia levaram para casa uma pequena árvore que já tinha sido previamente escolhida (bordo, medronheiro, azevinho, loureiro, pilriteiro, carvalho ou cerejeira). Um total de 38 famílias da EB2,3 de S. João da Madeira receberam a sua árvore para plantar ainda nesta época.

Na EB1 do Parrinho, uma escola bem colorida, o hall de entrada estava mais que preparado para receber a sementeira e a pequena multidão de alunos e pais! Apesar de estas mãos serem mais pequeninas a tarefa de semear as pequenas sementes não foi difícil pois a família ia dando uma ajuda! No final, os 26 contentores – um por criança – foram colocados no espaço exterior da escola, na horta, para que as sementes pudessem ser regadas e apanhar o calor do sol. Todos quiseram identificar os pacotes para poderem acompanhar a germinação da sua planta. Mais uma vez, os 26 participantes, depois de escolherem previamente a sua árvore, puderam levá-la para casa (e o mesmo aconteceu para os 5 alunos que não puderam estar presentes neste dia). As fotografias são a prova da satisfação com que estas crianças e pais levaram para casa mais um membro da família “para cuidar muito bem, regar e até falar com ela!”.

‘Da Semente à Árvore’ é um projeto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – promovido pelo CRE.Porto e pela Câmara Municipal de S. João da Madeira e conta com o apoio de técnico do Engº Luís Côrte-Real, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), e do arquiteto Nuno Gomes Lopes, que voluntariamente colabora na componente mapeamento online das árvores. Em 2015/16, graças à colaboração do Sementes de Portugal, os alunos puderam conhecer e semear espécies arbustivas e herbáceas.

FOTOS EB2,3 de S. João da Madeira | Fotos EB1 do Parrinho  | Créditos das fotografias: ©2016CRE.Porto|ampereira