_DSC6896O Parque das Pedreiras em Lourosa, em Santa Maria da Feira foi, no domingo passado, um verdadeiro campo de batalha 🙂

E a batalha era de louvar: criar um bosque de árvores e arbustos nativos naquela área que durante tantos anos foi uma pedreira e depósito de resíduos. E o batalhão de plantadores era grande e diverso: muitos residentes na freguesia de Lourosa, muitos feirenses e muitos outros que vieram de fora para dar também o seu contributo. O que unia todos estes Voluntários (mais de 150!) era plantar as 812 árvores e arbustos previstos para a manhã de trabalho!

A reabilitação das antigas pedreiras de Lourosa tornou aquele espaço num verdadeiro auditório natural, com percursos marcados, parque infantil e equipamentos para ginástica. Mas falta um coberto vegetal mais denso que venha a tornar a estada no parque ainda mais agradável e que possa até constituir-se como um espaço educativo – alí foram plantadas espécies nativas da flora da região, entre as quais o azereiro, uma verdadeira relíquia.

A plantação contou com o Vereador do Ambiente, Vitor Marques, o Vice-presidente, José Manuel Oliveira, e o Presidente da Junta de Freguesia, Armando Teixeira, que agora fica com a responsabilidade de zelar pela boa manutenção da área.

Foi uma manhã espetacular! Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|rruiz  | FOTOS | Créditos: Marina Rodrigues

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo CRE.Porto.  As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.