P1070170Este ano inauguramos uma área nova, em Campo do Ave (Macieira da Maia), Vila do Conde. O objetivo é plantar 300 árvores nativas nesta área de intervenção junto ao Rio Ave, um espaço agrícola abandonado que será convertido num bosque ripícola, com a plantação de freixos e amieiros.

No final dos trabalhos o Dr. Pedro Brochado (Arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Conde) irá explicar-nos melhor a história da Ponte do Zameiro e das azenhas do Ave.

Reza a história que no local da Ponte D. Zameiro terá existido uma ponte romana (da qual não restam vestígios). A atual ponte românica foi construída nos séculos XII e XIII e fazia a ligação da estrada  romana/medieval conhecida por via veteriz que ligava o Porto a Barcelos/Esposende. Através dela passa um Caminho de Santiago.

Detalhes & inscrições (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail)

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo CRE.Porto em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.