A importância das árvores no ecossistema e na vida do Planeta. A floresta enquanto contexto pedagógico. Visitar Parques e abraçar um tulipeiro com vista para o Douro, perfumado de vinho do Porto. E ainda… aprender a construir um herbário.

Este é o desafio para o dia 13 de junho (sábado, 14h00-20h00), integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto. Inscrições já abertas, gratuitas e limitadas.


Terminaremos a primeira edição das Rotas das Árvores e das Florestas em grande estilo. Vamos explorar o Parque Biológico de Gaia, um equipamento de educação ambiental de referência, a nível nacional e internacional. Ao longo dos seus trilhos de descoberta da Natureza iremos (re)conhecer as espécies típicas das nossas florestas, com as árvores bem identificadas e caraterizadas (já aqui foram observadas mais de mil espécies de fauna e flora em estado selvagem). Até uma “Árvore dos Sonhos” vamos encontrar!

Será uma oportunidade para visitar uma exposição única sobre as árvores e as florestas, em que se poderá conhecer, por exemplo, a história das florestas em Portugal nos últimos 5 milhões de anos. E para construir um herbário, instrumento educativo essencial para recordar tudo o que vimos.

No biorama vamos ainda poder conhecer, literalmente ao vivo, florestas de todo o Mundo, das tropicais (de montanha e de monção) às temperadas (caducifólia e húmida), passando pela perenifólia e pela taiga (floresta boreal).

Iremos então terminar no Parque das Devesas, aberto em 2013, um verdadeiro “Parque de Camélias” com uma vista soberba sobre as caves do vinho do Porto e o rio Douro. Despedimo-nos com um “até já”, à sombra do imenso tulipeiro.

Detalhes & inscrições. (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, indicação do ponto de encontro e outras informações úteis para o seu e-mail).

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo CRE.Porto, com o apoio do Parque Biológico de Gaia. É cofinanciada pelo ON.2.