Árvores monumentais e árvores que valorizam monumentos. Fazer um picnic num carvalhal e abraçar uma árvore com 200 anos. Visitar quintas históricas com camélias e sobreiros. Explorar um castro que é monumento nacional. E ainda… “sujar as mãos” e aprender a cuidar da floresta. 

Este é o desafio para o dia 18 de abril (sábado, 08h00-20h00), integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto. Inscrições já abertas, gratuitas e limitadas. Transporte assegurado a partir do Porto.


Nesta manhã vamos cuidar de mais uma parcela da floresta no Monte Padrão, em Santo Tirso, onde iniciamos plantações em 2011. Estaremos em plena Zona Especial de Proteção do Castro, classificado como monumento nacional e que terá sido fundado no século IX a.C. Terminaremos com uma visita ao Centro Interpretativo do Monte Padrão e piquenique no Carvalhal de Valinhas, uma belíssima área com carvalhos centenários, uma capela com história e mesmo ao lado das Quedas de Fervença (em pleno troço inicial do rio Leça, que nasce no concelho). De tarde vamos visitar quintas históricas com jardins e árvores monumentais, nomeadamente a Casa do Casal e a quinta e Casa de Diniz.
A Casa do Casal situa-se em Refojos de Riba d’Ave. A Casa e Quinta está enquadrada numa zona de bosque, com árvores de interesse botânico e paisagístico, como Carvalhos (Quercus robur), Larício (Larix sp.) entre tantas outras espécies a descobrir. De  realçar também  a importante coleção de camélias.
A Quinta e Casa de Diniz é atravessada pelo Rio Sanguinhedo e pelo Rego de Frades, possuindo um enorme valor paisagístico, nomeadamente pelo porte da estrutura vegetal que apresenta, destacando-se a existência de um núcleo secular de árvores e arbustos de grande porte: Carvalhos (Quercus robur), Pinheiro-manso (Pinus pinea), Faias (Fagus sylvatica) e Camélias (Camellia japonica), entre outros.
Uma forma de assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Detalhes & inscrições. (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, indicação do ponto de encontro e outras informações úteis para o seu e-mail)

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e CRE.Porto. É cofinanciada pelo ON.2.