Percursos pedestres por territórios do lobo ibérico, a floresta da Serra da Freita, aldeias abandonadas e enormes cascatas. Festival Gastronómico da Vitela da Raça Arouquesa. E ainda… aprender a potenciar o turismo de natureza.

Este é o desafio para o dia 26 de abril (domingo, 07h30-18h00), integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto. Inscrições já abertas, gratuitas e limitadas. Transporte assegurado a partir do Porto.

Vamos acordar cedo e rumar a Vale de Cambra, para explorar a Serra da Freita e as suas florestas de montanha e ribeirinha, bem como os matos coloridos de giesta, urze e carqueja (que vão do amarelo ao rosa), e descobrir assim todo o potencial da Área Metropolitana do Porto em termos de turismo de natureza. Na aldeia típica da Lomba, onde os pastores avistaram recentemente o lobo, vamos percorrer veredas entre sobreiros, carvalhos e medronheiros até às aldeias abandonadas das Porqueiras e das Berlengas. A caminhada não será muito longa mas a dificuldade é média, com uma duração de 3h (incluindo paragens). Contudo o esforço será recompensado pela paisagem, que inclui cascatas e rios límpidos onde apetece mergulhar (não esquecer o fato-de-banho!).

Para recuperar energias iremos até ao Parque da Cidade, participar no Festival Gastronómico da Vitela da Raça Arouquesa (o almoço será por conta de cada um, mas terá mesa reservada).

De tarde rumamos à Barragem Eng. Duarte Pacheco, outros dos segredos “verdes” bem guardados deste Concelho (por enquanto!). Iremos percorrer o canal de rega de Santa Cruz (faz lembrar as levadas da Madeira) com os seus muros de pedra cobertos de tapetes de musgos e ladeado por carvalhos, loureiros, amieiros, salgueiros e mirtilos selvagens. Nas verdejantes margens do Caima e junto a antigos moinhos iremos conversar com Nuno Gomes (biólogo, ambientalista e criador de eco-soluções) sobre os serviços dos ecossistemas, a biodiversidade e o seu potencial para o turismo de natureza.

No final do dia saberemos porque Vale de Cambra é conhecido por “O Vale Mágico“.

Detalhes & inscrições. (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, indicação do ponto de encontro e outras informações úteis para o seu e-mail)

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é organizada pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e o CRE.Porto, como o apoio de Bluemater. É cofinanciada pelo ON.2.