7 de dezembro – Finalmente chegou o grande dia! As encostas de Souto Redondo na Serra da Freita foram bombardeadas por 9.600 bolas de sementes. Espera-se uma explosão de floresta nativa onde agora apenas existe mato e não há muito tempo um denso pinhal. No início da manhã, junto ao Mosteiro de Arouca e com muita animação natalícia, foram preparadas mais 1.304 bolas que serão atiradas pelas escolas. Terminamos em grande, com um farto lanche animado de jeropiga e concertina, sem esquecer as famosas broas doces do Vitor. Participaram 26 voluntários no total. Bem haja a todos!

Obrigada a tod@s! Veja as FOTOS

Cada uma das bolas de sementes é feita com argila e terra. No seu interior é colocada uma bolota, por exemplo, semente de carvalho-alvarinho (Quercus robur) ou de carvalho-negral (Quercus pyrenaica). Souto Redondo (freguesia de Urrô) é uma parcela de cerca de 12 hectares onde se pretende criar um corredor ecológico com espécies folhosas cujo objetivo é criar descontinuidades na área florestal da Serra da Freita para tornar o território mais resiliente. É uma encosta de difícil acesso onde a plantação direta de árvores seria muito complexa. Por isso se escolheu a técnica das bolas de sementes para a reflorestar. A parcela faz parte do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

Esta atividade é dinamizada pelo Movimento Terra Queimada em colaboração com a Câmara Municipal de Arouca. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Associação Geoparque Arouca, a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, a Comissão Diretiva do Baldio de Souto Redondo e o CRE.Porto, no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.