No dia 21 de março de 2012, dia da árvore, foi apresentado em Coimbra o projeto FLORESTA COMUM, um programa de incentivo à reflorestação autóctone, celebrado entre a Quercus, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a AFN / ICNB. O objectivo principal é a recuperação da floresta original de Portugal.

As árvores autóctones oriundas essencialmente dos Viveiros Florestais do Estado, são a base da criação de  uma Bolsa Nacional de Árvores Autóctones. Os municipios serão depois convidados a apresentar e incentivar projectos de florestação ou projectos educativos que versem sobre o tema da floresta, incentivando a participação da comunidade. As candidaturas que comprovadamente demonstrem interesse e possuam competências e meios necessários para proceder ao plantio e cuidado de florestas autóctones, recebem árvores e arbustos nativos de forma gratuita.

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores nasceu em simultâneo com o projeto Floresta Comum. As duas “sementes” foram lançadas em simultâneo há um ano atrás e foram germinando e crescendo lado a lado, apoiando-se.

Na verdade, o  FUTURO – projeto das 100.000 árvores é a experiência piloto do Floresta Comum (Quercus) e permitiu perceber que este modelo de parceria é o mais adequado para que um projeto de reflorestação/sensibilização tenha resultados positivos.

Estamos orgulhosos por ter ajudado a desbravar terreno e a demonstrar que é possível 🙂