Depois de, entre outubro de 2011 e fevereiro de 2012, termos plantado 10.948 árvores na Área Metropolitana do Porto, voltaremos às plantações apenas em outubro de 2012, o período do ano adequado para tal atividade. Mas até lá não vamos ficar parados! Já em maio vamos concentrar as nossas energias no cuidado dos novos bosques e em boas práticas de manutenção.

5 de maio 2012 | Senhora da Mó, Arouca | Ação de controlo de espécies invasoras | 10h00-13h30

Neste dia organizamos com a Autoridade Florestal Nacional (AFN) uma ação de controlo de espécies invasoras lenhosas (mimosas, háquias) na Serra da Mó. Esta área baldia, cogerida pela AFN, após ter sido percorrida por um grande incêndio em 2005, tem vindo a ser intervencionada no sentido de diversificar a composição florestal (introduzindo espécies folhosas como a cerejeira, o sobreiro, os carvalhos e o bordo) e de aproveitar a regeneração natural de pinheiro bravo. No entanto, a zona precisa de um controlo das espécies invasoras. A ação inicia-se com uma abordagem teórica seguida de uma exemplificação de métodos e técnicas de controlo efetuada por técnicos da AFN. Depois disso o grupo poderá participar nos trabalhos. (para saber mais sobre espécies invasoras em Portugal)
12 de maio | Parque de Avioso, Maia | Criação de um complexo de charcos e micro-açude | 9h00-13h00

Neste parque que é um dos mais “naturalizados” da Área Metropolitana do Porto foram plantadas 180 árvores nativas típicas de áreas ribeirinhas de modo a criar uma galería ao longo da Ribeira do Arquinho Esta ação integra-se no Plano Estratégico de Gestão do Parque de Avioso que inclui ainda a criação de um complexo de charcos e de um micro-açude para represar as águas de modo a valorizar as zonas húmidas do parque. Na manhã de 12 de maio vamos ao parque ajudar a criar este mini-açude e colaborar na criação do complexo de charcos. Terminaremos a manhã a regar as árvores anteriormente plantadas. Esta ação é desenvolvida em parceria com o projeto “Charcos com Vida” (Cibio), o projecto “Corrente do Rio Leça”, a Câmara Municipal da Maia e a Optimus.

19 de maio | Castro de Monte Padrão, Santo Tirso | Ação de manutenção de bosque | 9h30 – 12h30
Todas as 3327 novas árvores nativas plantadas nesta época nesta área ao abrigo do projeto das 100.000 árvores foram plantadas por voluntários! O objetivo para este dia é fazer uma ação de limpeza de vegetação, colocação de tutores e eventualmente rega. Esta ação é desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso e a ASVA (Associação de Silvicultores do Vale do Ave). Esta atividade integra o programa do “Fascination of Plants Day

Inscrições aqui. Depois de se inscrever e até 24 horas antes da ação receberá um e-mail com os dados precisos para o dia da atividade na qual se inscreveu (coordenadas geográficas do local de encontro e outras sugestões práticas). Se não receber nenhum e-mail até 24 horas antes da ação por favor contacte-nos.