Oito meses depois, a 24 de novembro, o Mecenas HECTARE, Critical TechWorks, regressou ao jovem bosque que ajudou a plantar em Foz do Sousa, Gondomar, para continuar o seu envolvimento ativo na recuperação ecológica de um hectare, participando numa ação de manutenção da área.

Realizadas as boas vindas, a meta de trabalho para os 24 colaboradores presentes contemplou o controlo manual de rebentação de eucalipto e a sinalização, com estacas, das jovens árvores e arbustos nativos plantados em março 2023.

Após a plantação é crucial acompanhar o desenvolvimento das plantas, assim como da vegetação na sua envolvência para avaliar a necessidade de ações consequentes para salvaguardar a sua sobrevivência. A parcela em que se realizou a ação é um antigo povoamento de eucalipto, que foi abatido na preparação do terreno. Devido à capacidade da espécie em rebentar pela touça ou germinar de sementes que ficaram no solo, frequentemente, são necessárias ações de controlo posteriores. Assim, é muito pertinente controlar o seu reaparecimento para não interferir com o crescimento das plantas nativas.

Os sapadores florestais estiveram presentes na ação e demonstraram ao grupo o método, correto e seguro, para cortar as partes vegetais vivas dos eucaliptos e metade dos participantes percorreram a parcela, empenhados, com esta missão. Os restantes colaboradores tiveram como objetivo sinalizar com estacas os jovens lódãos (Celtis australis), medronheiros (Arbutus unedo), jasmineiros-do-monte (Jasminum fruticans), periqueiros (Pyrus cordata) e cornalheiras (Pistacia terebinthus) plantados na época anterior, totalizando 284 estacas colocadas. Observou-se com muito contentamento o bom desenvolvimento das plantas instaladas, registando-se também sobreiros (Quercus suber) de regeneração natural, e que agora têm vizinhos autóctones para prosperarem na paisagem com mais harmonia.

Foi uma agradável e animada tarde, onde o grupo trabalhou bem em equipa para as tarefas propostas e tiveram uma quebra nas suas rotinas de escritório, sem deixarem de ser produtivos. 😉

Muito obrigad@ ao Mecenas Critical TechWorks por a apoiar a missão do FUTURO e pelo tempo dedicado à floresta nativa! 😊

FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao

Esta ação é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Gondomar e do CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.