Continental Engineering Service

No dia 27 de maio, numa manhã de sol, 35 colaboradores da Continental Engineering Services trocaram os seus escritórios por uma deslocação a Gondomar onde se equiparam com luvas, tesouras e serrotes para descascar as austrálias que invadem as margens do caminho até à ponte Longra, em Foz do Sousa.

Os Voluntários ficaram a conhecer a problemática das plantas invasoras e a urgência de atuarmos sobre elas, como também aprenderam a aplicar o método de descasque. Após a identificação da espécie alvo da ação, a austrália (Acacia melanoxylon), prontamente verificaram que a área invadida já deteve intervenções anteriores, daí o esforço de continuar a aplicar o controlo ser pertinente, e aceitaram com garra o desafio. Espalhados em segurança ao longo do caminho, entre patamares mais altos e íngremes do terreno, conseguiram descascar dezenas de acácias, atacaram com determinação núcleos difíceis, de vários troncos que reagiram a cortes indevidos, e até arrancaram com a totalidade da raiz austrálias jovens.
Os trabalhos beneficiaram ainda da ajuda por parte da APRISOF Associação de protecção dos Rios Sousa e Ferreira e o Moinhos de Jancido, que possibilitaram uma limpeza prévia do terreno. A Vereadora do Ambiente do Município de Gondomar, Ana Luísa Machado Gomes, fez questão de visitar o local para acompanhar a ação e deixar o seu agradecimento ao envolvimento do grupo.

Os Voluntários, para terminar, usufruíram do local de merendas junto ao rio Sousa e realizaram um piquenique a fim de fortalecer as energias antes de regressarem às suas rotinas laborais.

Concluiu-se a manhã com mais um avanço no controlo das invasoras e apesar de ainda tomarem conta do terreno, após secarem, serão eliminadas do local. Um processo que leva o seu tempo, mas que caminha na direção certa, a da floresta nativa.

Ao dedicado grupo de Voluntários agradecemos a vontade e o tempo investido nesta ação de controlo! A colaboração da Continental Engineering Services Portugal foi mais além e em nome do Projeto FUTURO realizaram um contributo, que será um apoio importante para a produção de plantas nativas no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones, com a aquisição de substrato florestal. Muito obrigada!

FOTOS | Créditos: ©2022CRE.Porto.malmeida; ©2022CRE.Porto.amourao; ©2022Continental.Engineering.Services.Portugal

A ação, desenvolvida no âmbito do projeto FUTURO, está integrada na Semana sobre Espécies Invasoras 2022: Portugal & Espanha, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto, com a colaboração dos Moinhos de Jancido e APRISOF. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.