No passado sábado, dia 29 de janeiro, reuniu-se um fantástico grupo de 109 voluntários motivados, que resultou na plantação de 713 árvores na Serra de Santa Justa, em Valongo.

Nesta intervenção contou-se com a presença da Presidente da Junta de Freguesia de Valongo, Cláudia Lima, acompanhada de mais dois elementos do seu Executivo e com jovens da Associação de Escoteiros de Portugal, Grupo de S. Pedro da Cova, e do Agrupamento de Escuteiros 446 de Valongo. E claro, Voluntários do FUTURO, principiantes e experientes, provenientes de vários municípios da Área Metropolitana do Porto, bem como de Penafiel e Paços de Ferreira.

Após uma caminhada até ao terreno que serviu de aquecimento a todos os participantes, a equipa do Município de Valongo, do CRE.Porto e da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto iniciaram com as boas-vindas e um enquadramento da intervenção a decorrer na área. A manhã foi dedicada a plantar arbustos e a árvores das espécies sobreiro (Quercus suber), carvalho-alvarinho (Quercus robur), medronheiro (Arbutus unedo), pilriteiro (Crataegus monogyna) e pinheiro-bravo (Pinus pinaster), numa área florestal com 2 hectares, propriedade da Junta de Freguesia de Valongo, que tinha sido explorada para produção de eucalipto, mas que recuperou o seu propósito e está a ser alvo de restauro ecológico.

Esta área está integrada no plano de manutenção do Programa Metro Quadrado – Programa de Manutenção de Árvores de Floresta Nativa da Lipor, que ajudará a manter o mato e as plantas invasoras controladas e o bom desenvolvimento das ações de plantação realizadas.

No fim da atividade o sentimento de satisfação foi notório, em que um grupo de participantes diverso, se uniu num local e dedicou algumas horas para melhorar a paisagem à sua volta.

Para concluir a plantação desta parcela, irá realizar-se nova ação no próximo dia 12 de fevereiro. Anote no seu calendário, pois em breve lançaremos o convite para se inscrever. 😊

Muito obrigad@ por ter feito parte desta ação e ter contribuído para a floresta nativa da nossa região!

FOTOS | ©2022CMValongo.CMadureira; ©2022VitorParati; ©2022CRE.Porto.amourao; ©2022CRE.Porto.malmeida

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, pelo Município de Valongo, pela Junta de Freguesia de Valongo e o CRE.Porto. A Fundação Ilídio Pinho apoiou a intervenção. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.