No dia 15 de janeiro, o ano principiou para 23 Voluntários do FUTURO com uma ação de plantação de 207 árvores autóctones na margem ribeirinha do rio Ferreira, em Valongo.

A manhã de sábado nasceu fria, mas o sol acompanhou toda a atividade dos nossos voluntários que estiveram a plantar numa parcela, com cerca de meio hectare, anteriormente invadida por acácias e eucaliptos. Nesta fase da restauração ecológica da parcela foram utilizadas espécies típicas de um bosque ripícola, pois as margens do rio providenciam um bom habitat para as espécies selecionadas se desenvolverem a nível de humidade, solo, acesso a água. Assim, para contribuir para a recuperação deste terreno, integrado em Área Protegida e Sítio Rede Natura 2000, contámos com árvores e arbustos que foram produzidos pelos viveiros do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, ao abrigo do Programa Floresta Comum: 50 amieiros (Alnus glutinosa); 20 borrazeiras-pretas (Salix atrocinerea); 50 freixos (Fraxinus angustifolia); 30 pilriteiros (Crataegus monogyna); 30 gilbardeiras (Ruscus aculeatus); e 27 sanguinhos-de-água (Frangula alnus).

Foi uma excelente manhã, com espírito de entreajuda, em que os Voluntários repartiram as tarefas necessárias, como o alargamento de covas, a plantação das árvores e arbustos, colocação de composto e a sinalização com estacas e protetores.  No futuro, a parcela será contemplada com ações de manutenção do Programa Metro Quadrado – Programa de Manutenção de Árvores de Floresta Nativa da Lipor, de modo a promover o desenvolvimento do bosque ribeirinho.

Esta plantação estreou um leque de ações que serão realizadas nas próximas semanas no Parque das Serras do Porto, onde se pretende recuperar na presente época, no âmbito do projeto FUTURO, mais de 8 hectares de área florestal. Mantenha-se atento para poder participar num futuro próximo!

A todos os envolvidos, agradecemos o tempo dedicado à floresta nativa!

FOTOS | ©2021CRE.Porto.amourao; ©2021CRE.Porto.malmeida

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, pelo Município de Valongo e o CRE.Porto. A Fundação Ilídio Pinho apoiou a intervenção. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do Programa Floresta Comum.