Na manhã de sábado, dia 29 de janeiro, voltamo-nos a reunir em Valongo para mais uma ação de plantação, numa área integrada no Parque das Serras do Porto, pertencente à Junta de Freguesia de Valongo.

Esta parcela florestal abrange cerca de 2 hectares de terreno, anteriormente povoada por eucaliptos e alvo de incêndios em anos passados, como tal pretende-se realizar uma reconversão para um bosque autóctone, contribuindo para a promoção da biodiversidade e equilíbrio do ecossistema.

Dada a magnitude da área a intervir, esta será a primeira ação de plantação de duas contempladas  para esta parcela, onde voluntários terão oportunidade de plantar as seguintes espécies: carvalho-alvarinho (Quercus robur), medronheiro (Arbutus unedo), pilriteiro (Crataegus monogyna), pinheiro-manso (Pinus pinea) e sobreiro (Quercus suber).

De modo a salvaguardar os cuidados e medidas de controlo da pandemia, o grupo de participantes será limitado.

A área de plantação fica a 15 min em estrada florestal do ponto de encontro.

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Inscrições obrigatórias (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

Reserve o último sábado do mês e venha connosco dar continuidade a esta transformação autóctone no território! 😊

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, o Município de Valongo, a Junta de Freguesia de Valongo e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.