A Rota das Árvores do Porto estreia-se em 2022, no próximo dia 22 de janeiro, com uma visita que irá percorrer três locais emblemáticos da cidade do Porto: o Jardim de S. Lázaro, o Cemitério do Prado do Repouso e a Praça da Alegria.

A década de 30 de 1800 vê nascer dois importantes equipamentos públicos na zona oriental do Porto; os primeiros dos seus géneros na cidade: o Jardim de São Lázaro, em 1834, no antigo Campo de São Lázaro, e o Cemitério do Prado do Repouso, em 1839, nos terrenos da então designada Quinta do Prado do Bispo, pertença do clero portuense. Atualmente, e apesar de destinados a usos tão díspares, apresentam ambos um diversificado, e por vezes monumental, património arbóreo e arbustivo, do qual fazem parte uma “árvore dos rosários” e dois gigantes nativos das orlas do Pacífico, um do Norte, que “arranha os céus”, e outro do Sul, um prolífero produtor de pinhões com sabor a castanhas, que iremos conhecer ao longo da visita. Esta incluirá, ainda, uma breve passagem pela Praça da Alegria, onde reside uma árvore muito apreciada por reis e nobres romanos.

Conheça as histórias sobres estes viajantes que se enraizaram na cidade em épocas passadas e que hoje em dia continuam erguidos, criando ambientes que por nós são apreciados por tudo o que representam e que de bom atraem.

A abertura das inscrições é no próximo dia 14 de janeiro às 21h00. Mais informação útil aqui. (As inscrições são efetuadas unicamente através do formulário respetivo.)

A “Rota das Árvores do Porto” é uma iniciativa do Município do Porto integrada no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e enquadra-se no projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto. Colabora o Arquiteto João Almeida.