Há muito tempo que se ambicionava criar um bosque nativo do FUTURO no Município de Paredes e do esforço combinado da Câmara Municipal de Paredes, da Junta de Freguesia de Sobreira e do CRE.Porto, essa intenção foi concretizada no mês de novembro de 2021 com ações de plantação em Santa Comba, na Freguesia de Sobreira. Nasce assim, a primeira área FUTURO, em Sobreira, Paredes, que se junta aos 200 hectares de área de intervenção na AMP.

No dia 23 de novembro, 26 alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Sobreira celebraram o “Dia da Floresta Autóctone” com o início da plantação de árvores nativas na nova área florestal FUTURO de Sobreira. Foram plantados 50 medronheiros (Arbutus unedo), árvores semeadas e cuidadas no Viveiro do FUTURO. A comunidade escolar presente passou uma tarde diferente, com tempo de convívio na Natureza, mas sobretudo com as mãos na terra por um bosque nativo na sua região, que pode agora começar a prosperar.

O contributo para a nova área FUTURO prosseguiu com o tão aguardado regresso das ações de plantação com os Voluntários do FUTURO, na manhã de 27 de novembro, que mobilizou 35 participantes motivados para colaborarem na valorização da biodiversidade e da paisagem nativa, vindos do concelho de Paredes e também de Braga, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

As boas-vindas ao terreno e os agradecimentos aos Voluntários foram transmitidas pelo Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Sobreira, João Gonçalves, que participaram nos trabalhos de plantação.

Para esta área de intervenção, numa primeira fase, pretende-se plantar 506 medronheiros (Arbutus unedo), que se idealiza tornar a espécie dominante do bosque, por já ocorrer espontaneamente na região, tendo boas probabilidades de sucesso, que são potenciadas também por um trabalho prévio de preparação do terreno, realizado por operacionais, com a limpeza do mato com carácter infestante. Os Voluntários dedicados resistiram ao frio e às desafiantes condições do terreno e deram um avanço importante para a meta estabelecida, restando 194 jovens árvores por plantar. A conclusão desta grande ação de plantação acontecerá no dia 1 de dezembro.

Conclui-se assim um mês de muito trabalho iniciado em Paredes, que se espera continuar com mais ações e a monitorizar a transformação deste novo espaço nativo, resultante de uma vontade conjunta com muitos benefícios para o ecossistema e usufruto da população.

Muito obrigad@ a tod@s pelo tempo dedicado à floresta nativa!

FOTOS | ©2021CRE.Porto.amourao; ©2021CRE.Porto.malmeida

Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Paredes, a Junta de Freguesia da Sobreira e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.