A tarde do dia 27 de novembro foi dedicada à reconversão de um antigo eucaliptal para um bosque nativo numa área situada em Foz do Sousa, Gondomar, mais especificamente numa parcela junto ao rio Sousa, contígua ao PR1 GDM – Linha de Midões e os Moinhos de Jancido. Com um grupo de 35 Voluntários, composto quer por estreantes entusiastas em ações no terreno quer por veteranos que não perdem o ânimo em participar, conseguiu-se dividir as forças pelas três tarefas necessárias a efetuar na área: plantação, sinalização da regeneração natural e controlo de acácia.

Os preparativos para a plantação, como a limpeza do terreno, foram executados pelo proprietário e o grupo Moinhos de Jancido, que permitiu ter a área pronta e, durante a tarde de trabalho, os Voluntários plantaram 240 medronheiros (Arbutus unedo), todos eles produzidos no Viveiro do FUTURO sob as mãos cuidadosas dos Voluntários. Posteriormente, serão tambem plantadas 20 aveleiras (Corylus avellana) num local fresco da área.

No decorrer da ação, outro grupo esteve empenhado a identificar e a sinalizar espécies autóctones que crescem espontaneamente na área, como o carvalho-alvarinho (Quercus robur), uma regeneração natural importante de preservar e que sustenta os esforços de plantação aplicados na área, mas também de aveleiras (Corylus avellana) e azevinhos (Ilex aquifolium) plantados anteriormente, de modo que se salvaguarde o bom desenvolvimento destas árvores estando devidamente assinaladas. Para além do eucalipto (Eucalyptus spp.) presente na área, o terreno tem como vizinho uma grande mancha de acácias (Acacia spp.), e ao longo de um troço do caminho, os Voluntários aplicaram a técnica do descasque, um método de controlo manual, que é bastante eficaz na eliminação destas espécies exóticas invasoras.

Foi uma tarde bem passada em que se alcançou os objetivos considerados para a ação, que são fundamentais para este bosque em Gondomar continuar a recuperar o seu potencial autóctone e que trará ainda mais biodiversidade e benefícios à região.

A todos os Voluntários envolvidos, transmitimos um muito obrigad@ pelo tempo dedicado à floresta nativa da nossa região!

FOTOS |©2021CRE.Porto.amourao; ©2021CRE.Porto.malmeida; ©2021MunicípioGondomar.IRodrigues

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelos Moinhos de Jancido, Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.