A Mata da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, recebeu 8 Voluntários do FUTURO, no dia 19 de junho, para mais uma ação de manutenção na área que outrora era um eucaliptal invadido por acácias, mas que desde 2014 está a ser reconvertida num bosque nativo.

O grupo dividiu-se para concretizar a agenda de trabalho programada para a manhã e uns começaram com a remoção das estacas e dos protetores desnecessários às árvores que já apresentavam um bom desenvolvimento, enquanto noutras tenham sido corrigidos de modo a continuarem a cumprir a função de sinalização, proteção e auxílio no crescimento das plantas autóctones.

Os restantes Voluntários dedicaram-se ao combate às invasoras que tentam estabelecer-se vorazmente com muitos novos rebentos de eucaliptos e austrálias (Acacia melanoxylon). Durante toda a manhã, a equipa esteve focada e começou com uma vistoria minuciosa do terreno numa encosta intervencionada, para retirar o máximo de rebentos destas duas espécies exóticas invasoras possíveis, uma vez que estamos numa altura favorável ao seu arranque, impedindo que desenvolvam raízes muito profundas e o seu crescimento. Uma tarefa que parece inglória devido à quantidade de plântulas de acácia, mas que não levam a melhor da determinação dos Voluntários, que deixaram a parcela com menos umas centenas de plantas.

O trabalho de campo é sempre agradável pelo convívio dos Voluntários, onde nesta ação contámos com duas estreantes, a Elsa e a Joana, que deram o seu contributo para esta causa, e também porque somos presenteados com a biodiversidade da Mata, que nos proporcionou encontros com as melodiosas aves, libelinhas, juvenis de sapo-comum, lagartixas e outros habitantes do solo como as centopeias e as aranhas, onde todos têm um papel fundamental para o bom funcionamento do ecossistema.

A manhã de trabalho correu muito bem, contudo, ainda será necessário continuar a intervenção e iremos realizar, no próximo mês, mais uma ação de manutenção e controlo de acácia. Não obstante, muito obrigad@ a todos os que estiveram connosco nesta manhã muito produtiva e com interesse para regressarem em breve.

A próxima ação será no dia 10 de julho. Inscreve-se aqui. Junte-se a nós!

FOTOS | Créditos: ©2021CRE.Porto.malmeida;  ©2021CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.