No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, Voluntários do FUTURO estiveram a controlar acácia numa nova parcela de intervenção do Parque das Serras do Porto. A ação de controlo, integrada nos Encontros do Parque e na II Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, acolheu 14 voluntários, entre eles elementos do ao Agrupamento 446 – Valongo do Corpo Nacional de Escutas.

No seguimento da receção aos participantes, já equipados com o lanche e brinde oferecido pelo anfitrião, o grupo fez uma pequena paragem junto do tanque de água ao lado da capela de S. Sabino, onde observou alguns dos seres vivos que dependem destes locais para completarem os seus ciclos de vida, como as libélulas, rãs, girinos e escravelho-de-água. Já na parcela, abordou-se o impacto negativo das espécies de flora invasora na região, nomeadamente na biodiversidade local, e demonstrou-se o método de descasque. Este método, quando bem aplicado, é bastante eficiente na eliminação da acácia, comparativamente com outros métodos utilizados, no entanto, é demoroso.

A área envolvente às capelas encontra-se em fase de reabilitação do jardim junto às capelas e, nas áreas adjacentes, o restauro do bosque nativo e charneca. A parcela, alvo da ação de sábado passado, consiste quase na sua totalidade em austrália (Acacia melanoxylon) e alguns eucaliptos. O plano definido é proceder ao descasque das acácias, deixar secar totalmente e depois proceder ao corte das acácias e eucalipto. A fase seguinte será rearborizar com espécies nativas e monitorizar a parcela, cuidando das árvores nativas instaladas e ir eliminando as acácias que surgem no local. Espera-se também o envolvimento de voluntários! 🙂

Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2021CRE.Porto.malmeida; ©2021AGomesAdaSilva

Ação organizada pela Associação de Municípios Parque das Serras do Porto e o Município de Valongo, com a colaboração do CRE.Porto/ FUTURO. Parcela integrada no projeto “Gestão ativa de áreas ocupadas por espécies invasoras no Parque das Serras do Porto”, que conta com o apoio do POSEUR.