Na manhã do dia 21 de junho, colaboradores dos hotéis Vila Galé participaram numa ação ambiental organizada pela APRISOF em Gondomar, enquanto percorreram e conheceram o trilho da Pequena Rota “PR1 GDM – Linha de Midões e os Moinhos de Jancido”.

Com a presença dos Amigos dos Moinhos do Jancido, o grupo conheceu a história do local e contaram com o apoio da Lipor para irem recolhendo resíduos, ao longo de todo o percurso, deixando a linha de Midões mais limpa.

Na parte final da atividade os participantes encontraram a equipa do FUTURO, CRE.Porto que abordou a problemática das plantas invasoras e como as controlar, em especial das austrálias (Acacia melanoxylon), que invadem o terreno até à ponte das Longras. Depois de uma demonstração, o grupo procedeu ao descasque de mais de três dezenas. Apesar da invasão, o local apresenta regeneração espontâneo de carvalhos (Quercus robur), por isso o trabalho conseguido neste dia será um passo fundamental para a recuperação de uma floresta nativa nesta área.

Muito obrigad@ a todos os intervenientes pelo tempo dedicado á floresta nativa da região!

FOTOS | Créditos: ©2021CRE.Porto.calmeida;  ©2021CRE.Porto.amourao

A atividade foi organizada pela APRISOF – Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira, com a colaboração do Município de Gondomar, os Amigos dos Moinhos do Jancido, a Lipor e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.