Os alunos do 8ºA da Escola Secundária Dr. Serafim Leite identificaram a invasora erva-das-pampas ou plumas (Cortaderia selloana) no jardim da escola e não conseguiram ficar de braços cruzados ao ver esta espécie em crescimento no seu espaço de aprendizagem e lazer. Informaram-se acerca desta espécie, oriunda da América do Sul que revelou carácter invasor no nosso território, mapearam todos os indivíduos que encontraram no recinto da escola e culminaram a vontade de ver o jardim livre desta invasora escrevendo uma carta ao presidente da Câmara a pedir auxílio para a remover.

O município de S. João da Madeira pediu a colaboração do CRE.Porto para realizar a primeira ação de remoção desta espécie, de modo a dar resposta às preocupações destes jovens face à problemática das invasoras e, na manhã de 14 de junho, os estudantes equiparam-se com luvas, sachos e enxadas.

Foi consolidada a temática das invasoras, abordando também como fazer um controlo eficaz das plumas e comprovou-se o conhecimento dos alunos sobre a espécie que levou a equipa à escola sanjoanense. Posto isto, estavam desejosos de passar à prática e verificaram o quão difícil pode ser remover esta espécie, mediante o seu tamanho e a sua localização, visto que alguns exemplares já tinham raízes profundas e estavam em locais sensíveis por onde passavam tubos. No entanto, com esforço e trabalho de equipa, conseguiram eliminar 4 plumas, duas de grande dimensões (!) que se encontravam numa parte inicial do jardim, antes de estas produzirem semente, e aumentarem a probabilidade de dispersão e invasão na escola ou em novos locais vizinhos.

É um trabalho que requer continuidade, mas foi um excelente ponto de partida, parabéns a tod@s!

FOTOS: Créditos:©2021CRE.Porto.malmeida; ©2021CRE.Porto.mcosta; ©2021CRE.Porto.amourao

Ação de sensibilização e remoção de Erva-das-Pampas organizada pela Câmara Municipal de São João da Madeira com a colaboração do CRE.Porto na EBS Dr. Serafim Leite que pertence à Rede de Escolas do FUTURO no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.