No dia 23 de novembro, a EB 2,3 de Rio Tinto comemorou o Dia da Floresta Autóctone com a plantação de 39 árvores e arbustos nativos no espaço escolar. Nesta iniciativa participaram 25 alunos do 8ºano da professora Conceição, que foram acompanhados por duas técnicas e dois jardineiros do Município de Gondomar. Os alunos familiarizaram-se com as diversas espécies nativas (algumas desconhecidas!) e descobriram algumas das caraterísticas que as distinguem. Hoje o recinto está mais “biodiverso” porque tem: 20 corniscos (Cornus sanguinea), 10 jasmineiros-do-monte (Jasminum fruticans), 2 folhados (Viburnum tinus), 2 alfeneiros (Ligustrum vulgare), 3 bétulas (Betula pubescens) e 2 lódãos (Celtis australis). Os alunos ainda colocaram tutores e tubos protetores nas árvores que necessitavam.

Não é a primeira vez que alunos deste estabelecimento de ensino interagem com espécies autóctones. Em 2016 e 2017, no âmbito do projeto FUTURO, desenvolveram atividades de rearborização, cuidado das árvores e sensibilização sobre as espécies espontâneas na região. É nestas iniciativas de participação ativa que se incute a necessidade de proteger e valorizar a floresta nativa em Portugal. 🙂

Obrigado a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2020EB23RioTinto

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e EB 2,3 de Rio Tinto, com a colaboração do CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.