O Dia da Floresta Autóctone, comemorada no dia 23 de novembro, foi celebrado na EB1 do Estádio do Mar, com 280 alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo que plantaram 6 medronheiros (Arbutus unedo),  e na EB 2,3 Professor Óscar Lopes, onde 75 alunos do 2º ciclo têm agora 3 novas árvores nativas da espécie “medronheiro”, que irão trazer frutos e mais beleza à escola. 🙂

Esta efeméride da Península Ibérica acontece nesta altura do ano, em alternativa ao Dia Internacional das Florestas (21 de março), porque o mês de novembro é representativo das condições ambientais mais favoráveis às sementeiras e às plantações de árvores e arbustos. Este dia especial procura assinalar o valor ambiental, social e económico inestimável das florestas autóctones. As espécies arbóreas espontâneas de um território promovem o equilíbrio biológico e sustentam maior biodiversidade e consequentemente proporcionam mais serviços ecológicos, tão essenciais para o nosso bem-estar presente e futuro.

Conscientes desta importância, as duas escolas desenvolveram estas atividades para sensibilizar os seus alunos e os motivar para a protecção, valorização e fruição das florestas autóctones.

Obrigado a tod@s

FOTOS | Créditos: ©2020EBEstadioDoMar, ©2020EB23OscarLopes

O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é promovido pelo Município de Matosinhos em parceria com a equipa do CRE.Porto e com a colaboração da Mycotrend.