Após 3 meses de ausência impostos pelas condições atuais, o FUTURO retoma as ações no terreno. No passado sábado, 13 de junho, com o entusiástico apoio de 8 Voluntários, voltámos à Mata da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, para mais uma ação de manutenção.

Ao longo da manhã, observámos o estado das árvores plantadas – sobreiros, azevinhos, medronheiros, azereiros, bordos, carvalhos alvarinho, entre outras – que se têm dado muito bem nesta área do FUTURO. Várias espécies já produziram fruto e até os sobreiros apresentam cortiça no tronco(!). Verificámos os tutores, corrigindo-os sempre que necessário, e removemos os protetores quando as árvores já não precisavam deles. Houve também oportunidade de aplicar o método de descasque a algumas austrálias (Acacia dealbata) que estavam a crescer junto das nativas.

A primeira plantação do FUTURO na Mata da Quinta do Castelo aconteceu em março de 2016 e até março de 2019 plantaram-se 2573 árvores e arbustos nativos com a ajuda preciosa de voluntários. Algumas destas árvores ultrapassam já os 3 metros de altura!

Muito obrigad@ a todos!

FOTOS| Créditos: ©2020CRE.Porto.malmeida; ©2020CRE.Porto.smendes

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.