No passado dia 29 de fevereiro estreou-se uma nova área do projeto FUTURO em Foz do Sousa, Gondomar. Voluntários do FUTURO, residentes no concelho, mas também de outros municípios da região, dedicaram a manhã de sábado a rearborizar um antigo eucaliptal com 668 árvores e arbustos nativos.

A parcela, com cerca de 1,5 hectares, foi intervencionada com o objetivo de criar um bosque nativo junto ao rio Douro, valorizando a biodiversidade e a paisagem. Para o efeito, escolheu-se várias espécies autóctones a plantar, como castanheiro (Castanea sativa), pilriteiro (Crataegus monogyna), macieira-brava (Malus sylvestris), medronheiro (Arbutus unedo), pinheiro-manso (Pinus pinea), entre outras.

O terreno já tinha sido preparado aquando da chegada dos voluntários graças à intervenção prévia pelo Município e a equipa de Sapadores Florestais, que realizou o controlo de eucalipto, corte de mato e abertura de covas. Entre os cerca de 100 voluntários que arregaçaram as mangas e plantaram e adicionaram composto Nutrimais, oferecido pela Lipor, às pequenas arvores, esteve o Vereador do Ambiente, José Fernando da Silva Moreira, e o Presidente de Junta de Foz do Sousa, Isidro Sousa.

No final da ação, a Ana Maria Pinto da NOVATERRA – Associação Cultural Arte e Ambiente, convidou os voluntários a participar num Círculo de Cânticos à Árvore. Um momento divertido e simbólico que reforçou a união do grupo e com as árvores plantadas.

Muito obrigado a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2020Municipio_de_Gondomar; ©2020CREPorto.malmeida; ©2020CREPorto.smendes; ©2020CREPorto.lesantos

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto, com a colaboração da Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto e da Associação Parque das Serras do Porto. A ação integra o programa do Hearth Festival – A arte que liga o coração à terra promovido pela NOVATERRA – Associação Cultural Arte e Ambiente. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.