No sábado, 23 fevereiro, regressaremos aos Baldios de Paraduça (Vale de Cambra) para plantar árvores e arbustos nativos numa nova parcela do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na AMP. Da última vez que os Voluntários do FUTURO estiveram em Paraduça foi a 17 de fevereiro de 2018 quando se plantou a árvore 100.000 do projeto FUTURO!

Os Baldios de Paraduça são geridos pela comunidade serrana e em colaboração com o Município de Vale de Cambra e o ICNF. Em 2015, decorreu a primeira plantação de árvores nativas no âmbito do FUTURO e, desde daí, já se plantaram 6.383 árvores nativas em mais de 70.000 m2. A taxa de sobrevivência das plantas instaladas nesta área em 2015 é de 87-95% (Campanha de Monitorização do FUTURO 2018).

A meta para a manhã de trabalho é ousada: plantar 1.250 medronheiros, sobreiros e bétulas. É um desafio atingível, tendo em consideração os excelentes resultados do passado nas ações de plantação em Vale de Cambra.

O terreno com 20.000 m2 está a ser preparado pelos Sapadores Florestais do Município de Vale de Cambra para que tudo esteja a postos para no dia a colaboração dos Voluntários motivados seja um sucesso!

A participar na ação de plantação estarão também colaboradores e antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa, uma forma de celebrar os 40 anos da instituição no Porto. Que melhor forma de assinalar um aniversário que a plantar floresta nativa? 🙂

Inscrições (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

O transporte é da responsabilidade do participante.

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal Vale de Cambra, Conselho Diretivo dos Baldios de Paraduça, ICNF e CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores (todas nativas) são do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.