Nos momentos de aniversário a tradição pede que se ofereçam lembranças, como forma de felicitar por mais um ano de vida, de sucessos e de conquistas. No sábado, 23 de fevereiro, a Universidade Católica, que este ano comemora 40 anos de existência no Porto, juntou colaboradores, antigos alunos e familiares, oferecendo o seu tempo, energia e alegria à floresta da Serra da Freita e a toda a região da Área Metropolitana do Porto. O grupo, do qual também fizeram parte os escuteiros de Arões e os veteranos do FUTURO, no total 94 voluntários, ajudaram a plantar  1.519 árvores nativas.

O FUTURO já conhece bem as terras dos Baldios de Paraduça (Vale de Cambra), não só pela sua beleza, mas pela generosidade dos seus habitantes. Assim, a manhã de sábado não podia ter começado melhor com um belo reforço do pequeno almoço! Broa típica, pão de ló de laranja, mel e um café bem quentinho foram o suficiente para deixar todos os voluntários ainda mais motivados para ajudar a reflorestar esta nova parcela.

Com as energias carregadas, os voluntários, as equipas de sapadores florestais e jardineiros do município de Vale de Cambra, a comunidade da aldeia de Paraduça, seguiu caminho até à área de plantação. Nesta nova parcela de 2 hectares, junto de uma outra já intervencionada em 2015, os plantadores assistiram a uma breve demonstração de uma boa plantação. As “prendas deste aniversário”, as pequenas árvores nativas eram de três espécies: medronheiros (Arbutus unedo), sobreiros (Quercus suber) e bétulas (Betula pubescens).

O terreno exigia concentração nos movimentos, não fosse ele inclinado e com algumas silvas pelo meio, no entanto, a motivação era muito forte, mesmo até dos mais pequeninos que também quiseram deixar a sua marca na serra.

No final da manhã, mais uma vez, a comunidade de Paraduça brindou-nos a todos com um almoço tradicional, onde não faltou novamente a famosa broa, uma sopa bem recheada e uns rojões deliciosos.

A última vez que os voluntários estiveram em Paraduça foi a 17 de fevereiro de 2018, dia no qual se plantou a árvore 100.000 do projeto FUTURO! O regresso não foi no exato dia deste momento simbólico, igualmente importante, no entanto, o espírito de festa, esse, foi o mesmo!

Obrigada a tod@s!

FOTOS | ©2019CRE.Porto.ampereira; ©2019CRE.Porto.malmeida

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal Vale de Cambra, Conselho Diretivo dos Baldios de Paraduça, ICNF e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.