No passado 12 de janeiro decorreu uma ação de formação realizada no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO, destinada exclusivamente a técnicos. O objetivo era o de partilhar conteúdos e metodologias que ajudem estes técnicos a apoiar as solicitações das escolas da Rede de Escolas. Ao todo, o auditório do Viveiro Municipal do Porto, graciosamente cedido pelo Município, contou com a presença de 44 técnicos dos diferentes municípios participantes no FUTURO, Técnicos dos Centros de Educação Ambiental do Porto e uma forte comitiva de Eco Conselheiros da Lipor.

 

Os conteúdos da formação basearam-se no (re)conhecimento da flora nativa e exótica, utilização de plataformas e ferramentas que permitam a sua identificação, as principais características das espécies, elementos distintivos e curiosidades. Os espaços verdes existentes dentro das escolas e nas suas proximidades geram muitas vezes dúvidas sobre a sua biodiversidade e dado que, algumas das modalidades da Rede de Escolas apostam numa forte componente de conhecimento, valorização e promoção do património arbóreo, sentimos que era importante reforçar e renovar este conhecimento entre os técnicos que irão acompanhar os professores e alunos. A formação foi da responsabilidade de Mariana Marques dos Santos, licenciada em Ciências do Ambiente e Mestre em Ecologia da Paisagem e Conservação da Natureza que, graças ao seu vasto conhecimento e experiência sobre flora, conseguiu partilhar de forma apelativa e dinâmica as características de algumas das espécies mais abundantes de flora nativa e exótica na Área Metropolitana do Porto.

Após a parte expositiva, os participantes foram convidados a conhecer o Viveiro do FUTURO para ver algumas das espécies referidas na formação e analisar alguns dos caracteres distintivos das várias espécies, como os gomos de rebentação, nas espécies de folha caduca, a disposição dos ramos, a coloração e textura do tronco, bem como as diferentes conformações das folhas nas espécies de folha perene.

Obrigada a tod@s!

FOTOS Créditos: ©2016CRE.Porto|ampereira

 

 

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.