futuro-painel-2x3-webO FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto faz 5 anos!

Felicitamos e agradecemos a todos os cidadãos, técnicos, municípios e outras entidades que têm estado envolvidos no projeto, com alma, coração e costas 🙂

A TODOS O NOSSO MUITO OBRIGADO. MESMO!

 

Durante todo este tempo que temos passado juntos planeamos, estudamos, testamos, fizemos, erramos, voltamos a fazer, aprendemos… E fizemos amigos, passeamos, experimentamos, descansamos, rimo-nos e, por vezes, desanimamo-nos, mas continuamos! E claro, no entretanto também já plantamos 81.369 árvores e arbustos nativos, em cerca de 200 hectares.

Para o futuro do FUTURO temos já grandes planos e enormes expectativas. Vamos ter florestas que prestam serviços, vamos reflorestar estradas e vamos trazer de volta – em força – espécies que estavam algo esquecidas. Esteja atent@, teremos boas surpresas em breve.

Por agora ficam aqui os principais números deste NOSSO projeto: FUTURO 2011-2016.

E mais alguns relatórios e resultados aqui.

Até já!

O objetivo central do FUTURO é o de reabilitar área de floresta urbana nativa no território metropolitano – promotora de biodiversidade, qualidade paisagística, mais resistente ao fogo e prestadora de serviços dos ecossistemas – através da capacitação e envolvimento ativo de cidadãos voluntários. Assim, tem preconizado:

• Intervenções de reabilitação ecológica em colaboração com as equipas municipais e do ICNF, em áreas degradadas, ardidas, subutilizadas, invadidas por eucalipto e plantas invasoras, entre outras.

• Produção em viveiro de espécies nativas que fiquem disponíveis para as intervenções de reabilitação em curso na região (não disponíveis em viveiros comerciais e muito escassas nos viveiros do estado).

• Ações de formação-ação sobre criação, manutenção de florestas nativas para técnicos, voluntários e operacionais.

• Envolvimento dos cidadãos nos processos de reabilitação (ações de voluntariado focadas em objetivos concretos alinhados com planos de reabilitação).

• Ações educativas junto da comunidade escolar da região, através das iniciativas ‘Da Semente à Árvore’, ‘O FUTURO vai às Escolas’ e mais recentemente da ‘Rede de Escolas do FUTURO’.

O FUTURO surgiu como ideia em 2010 no seio do CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Foi reconhecido internacionalmente pela Fundação Yves Rocher (2013) e pela Universidade das Nações Unidas (2014). Foi cofinanciado pelo ON.2 (2014/15) e conta com o mecenato da Fundação Yves Rocher (2016). Conta com inúmeros parceiros de relevo a nivel regional e nacional.

O CRE.Porto é uma rede com entidades públicas e privadas que atuam na área da educação-ação dos cidadãos para um futuro mais sustentável, liderada pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa e abraçada pelos Municípios integrantes da AMP. Atua ao nível da sustentabilidade regional, valorizando os recursos, criando sinergias, otimizando custos e permitindo o desenvolvimento de projetos de maior escala e impacto. A relevância regional e global desta rede é formalmente reconhecida pela Universidade das Nações Unidas desde 2009.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar