A nossa constatação é do dia 1 de abril. E não é mentira! 🙂

Nesse dia estivemos novamente no Castro do Monte Padrão, a nossa primeira área de trabalho, em 2011. As árvores já estão crescidas. Há um bosque nativo em desenvolvimento (dominado por sobreiro, carvalho, medronheiro, pilriteiro, pereira-brava) e os nossos medronheiros até já dão fruto.

O grupo que nos acompanhou nesta manhã de trabalhos (principalmente tarefas de manutenção mas também instalação simbólica de algumas plantas) era grande e muito heterogéneo. Não podemos precisar o número exato de voluntários nesse dia mas eramos pelo menos 112: uma equipa de professores, alunos e famílias do Agrupamento de Escolas D. Dinis (de Santo Tirso), juntamente com o seu Mentor (Nuno Gomes Lopes); uma equipa de professores, alunos e pais do Instituto Nun´Alvres (também de Santo Tirso) e um grupo de plantadores principiantes da empresa JAM Contabilidade (do Porto) que no dia do seu 20º aniversário quis juntar colaboradores, famílias e clientes numa atividade na Natureza, com o FUTURO. Juntou-se também a nós nesse dia o Vitor Parati, um dos ilustres Voluntários do FUTURO, que durante esta época de plantação instalou 754 árvores por esse país fora.

Quer o Agrupamento de Escolas D. Dinis, quer o Instituto Nun´Alvres são estabelecimentos de ensino que aderiram à Rede de Escolas do FUTURO e a sua presença no terreno fazia parte do seu esforço em proporcionar à comunidade escolar o contacto com a Natureza. Essa tem sido uma preocupação constante da Profª Cláudia Teixeira e do Prof. José Eira, que encontraram no FUTURO um parceiro.

No caso da JAM Contabilidade, gostamos muito de ver os Marques – pai e filho – gestores da empresa, habituados ao papel, às canetas e ao teclado do computador, com as mãos sujas de terra, a plantar árvores alegremente. Marcaram os 20 anos da empresa com 20 medronheiros produzidos no viveiro do FUTURO.

Todos pudemos apreciar o bosque que está em crescimento, com alguns medronheiros com um desenvolvimento excelente e aspeto saudável, tanto que até já frutificam.

Obrigada a tod@s!

Veja as FOTOS, ©2017CRE.Porto mspinto, ©2017 JAM asilva

Esta atividade, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pelo CRE.Porto. Colaborou a Associação de Silvicultores do Vale do Ave e a equipa de Sapadores Florestais de Santo Tirso.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar