P1060815É tradição ir ao Monte Padrão comemorar o Dia da Floresta Autóctone. A  primeira ação com voluntários no âmbito do FUTURO decorreu em 2011 e quatro anos depois, no dia 21 de novembro, o Monte acolheu mais 66 voluntários, que passaram a manhã de sábado a cuidar das árvores nativas mais jovens, plantadas em ações anteriores.

Depois de uma apresentação do local e do projeto, seguiu-se uma demonstração de “como fazer”. Os participantes, alunos da OFICINA e do Agrupamento de Escolas de D. Dinis (que pertence á REF), juntamente com encarregados de educação, professores e voluntários do FUTURO, começaram por limpar as caldeiras das árvores que estavam como vegetação densa. No final da manhã, o grupo plantou 45 árvores nativas (26 Arbutus unedo, 1 Castanea sativa, 16 Quercus robur, 2 Quercus faginea) numa parcela com algumas falhas de plantas.

Testemunhos de participantes 1 | 2

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2015CRE.Porto|ampereira & ©2015CRE.Porto|malmeida; ©Claudia Teixeira

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e CRE.Porto.

REF – REDE de ESCOLAS do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.