37Já tinha ido visitar as ruínas do Monte Padrão, mas desta vez foi uma experiência diferente. Fui participar no FUTURO –  PROJETO 100.000 Árvores na AMP, com a intenção de fazer a manutenção e a plantação de árvores. Para realizar o projeto desejado foi entregue o material necessário (luvas e um sachinho). Fiz a manutenção de várias árvores pequenas que precisavam de ajuda, porque a manutenção consiste em retirar as plantas que impedem a árvore de crescer. Aprendi como se faz a plantação de uma árvore, estava à espera que não fossem precisos tantos cuidados ao plantar uma árvore, mas não é bem assim.

Para plantar uma árvore pequena é necessário fazer uma cova com 50cm de altura e de largura para que a árvore possa crescer “ à vontade ”. Também é necessário que a árvore tenha uma “ cama fofa onde se deitar”, depois coloca-se mais um pouco de terra e calca-se com a mão para que a árvore fique bem segura, e para que, quando chover a planta não seja arrastada. Convém que fique uma cavidade (uma caldeira) à volta da árvore, para que a água da chuva fique junto da raiz. Embora só tenha plantado uma árvore já contribuí para aumentar um pouco a biodiversidade da floresta.

Texto de Maria Castro, aluna do 5º ano da Escola Básica e Secundária D. Dinis

Obrigada a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2015CRE.Porto|ampereira; ©2015CRE.Porto|malmeida; ©Claudia Teixeira

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e CRE.Porto.

REDE de ESCOLAS do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.