E o resto é Paisagem. Ou não fosse esse o tema das Rotas das Árvores e da Floresta neste abençoado dia 17 de maio de 2015 (ver convite). Começamos da melhor forma, no Centro de Memória de Vila do Conde, com a responsável do Centro de Pedagogia Ambiental, Fernanda Órfão, e a arquiteta paisagista Teresa Andresen, que nos falaram da “mais bela paisagem da área metropolitana”, a designada “paisagem cultural” de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, com a sua dicotomia campo-bouça, os pequenos núcleos rurais em torno de um largo/igreja, os mosteiros e os “grandes casarões” das imensas quintas.

Seguiu-se uma visita à Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo e ao seu recente passadiço, mar de um lado, dunas e mata do outro, a proteger campos agrícolas e os núcleos rurais tradicionais instalados longe do mar.

Um dos momentos altos do dia teve lugar em Vairão, com uma visita ao Mosteiro (guiada pelo arqueólogo Pedro Machado que nos acompanhou) e um piquenique no Monte de Santo Ovídio, com acompanhamento musical da Escola de Música de Retorta e Tougues e poesia dedicada às árvores por Abílio Santos, professor bibliotecário da Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Junqueira).

Foi ainda uma oportunidade para anunciar que está em curso a classificação deste monte enquanto “arvoredo de interesse público” tendo em conta a sua história, enquadramento paisagístico e a monumentalidade dos sobreiros aqui encontrados, com muitas centenas de anos, um dos quais com 4m de perímetro do tronco!

Depois do almoço foi realizada uma visita à Quinta de Beiriz, que possui dezenas de espécies diferentes de árvores e arbustos (e quase número igual de esculturas) extremamente bem cuidados, visita guiada pelo incansável proprietário António de Manuel Carvalho e a sua filha, Cristina Danko, exímios cuidadores de árvores e profundos conhecedores da sua biologia e história. Não faltaram as raízes transformadas em mesas e uma casa na árvore.

Para terminar, um outro momento alto (literalmente), com uma visita ao Castro de Terroso, guiada pelo arquéologo e naturalista José Flores. Um final de tarde ameno e bem disposto, com bolachinhas e uma “laranja de honra” a acompanhar, para deleite dos 30 participantes.

FOTOS e mais FOTOS

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Câmara Municipal de Vila do Conde e pelo CRE.Porto, com o apoio da Escola de Música de Retorta e Tougues e da Freguesia de Vairão. É cofinanciada pelo ON.2.