Diz a história que D. Sancho II era o ‘Rei Ausente’. Mas nós podemos testemunhar que, no domingo passado (15 março), ele esteve connosco no Parque das Ribeiras do Uíma. Não trouxe a espada, apenas a sachola, e pode ver-se na foto (ao lado) como ele ouve atentamente as nossas explicações sobre como bem plantar uma árvore. Bem, a verdade é que o Artur foi este ano o rei da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria e é também um dos ativos elementos do Agrupamento de Escuteiros das Caldas de S. Jorge, que este domingo teve uma tarefa bem árdua pela frente: plantar umas boas dezenas de árvores numa das zonas mais ‘duras’ do Parque das Ribeiras do Uíma. A Diana – também na foto – foi fantástica: plantou como ninguém, motivou os mais cansados e manteve a sua boa disposição e energia ao longo de toda a manhã. Mas a verdade é que nesta manhã todos trabalharam, os que estavam inscritos na atividade e aqueles que apenas estavam de passagem no sua caminhada matinal e não resistiram a dar uma ajudinha, como a D. Estrela, de Lobão, que agarrou uma enchada e plantou umas quantas árvores com a mesma dedicação com que cuida das suas culturas. Tivémos ainda um trio fantástico: o pai, de 74 anos e a sua filha e neta. Três gerações da mesma família a plantar o FUTURO (adoramos ver)! Nesta atividade colaboraram ainda pessoas ligadas a muitas entidades distintas, que vieram de propósito para nos ajudar. Esteve muito bem representada a Agência Portuguesa do Ambiente, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, bem como o Projeto Rios, o Agrupamento 790 de Escuteiros de Fiães, a Associação Portuguesa de Reiki – Monte Kurama (Núcleo da Feira) e ainda a revista LeCool Porto. A ação foi aberta pelo Vereador do Ambiente de Santa Maria da Feira, Vitor Marques.

Os 71 Voluntários plantaram mais de 650 árvores (cerejeiras, freixos, azereiros, samoucos, pilriteiros, ulmeiros…) e tem que ser dito que a equipa da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira fez um planeamento e preparação excelente do local! Obrigado a tod@s. É assim que se faz o FUTURO!

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e o CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.

FOTOS. Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto, Ramón Ruiz