A equipa do Projeto “Da Semente à Árvore” regressou às escolas EB 1 de Casaldelo e EB 2,3 de S. João da Madeira. Nos dias 3,4 e 5 de março decorreram nestas escolas três sessões sobre o ciclo de vida das árvores nas quais participaram 46 alunos e encarregados de educação.

As sessões foram conduzidas pelo Eng. Luís Côrte-Real, do ICNF, que partilhou com os jovens algumas curiosidades sobre as árvores, as suas sementes e as formas com se dispersam pela floresta (por ex. através do vento, da água e até de alguns animais). Além destas estratégias da natureza, por estes dias, os principais semeadores foram os alunos das duas escolas participantes no projeto. “Estas sementinhas são como se fossem os nossos bebés” disse uma menina depois de ter colocado a sua semente de Zelha (Acer monspessulanum) num pacote de leite cheio de terra.

Após a sementeira cada aluno que aceitou o desafio de adotar uma árvore nativa (92), recebeu um pequeno azevinho (Ilex aquifolium), que será plantado em sua casa ou dos seus familiares, pondo em prática as dicas muito importantes que a equipa partilhou sobre como bem plantar uma árvore!

Desta forma, e para cumprir com a promessa de pôr S. João da Madeira no mapa, os próximos passos do Projeto “Da Semente à Árvore” são os da plantação da árvore, a recolha das moradas e fotografias pelas professoras e posterior registo da sua localização no mapa colaborativo, que será criado na terceira visita da equipa às escolas participantes. O mapa terá o potencial de permitir o acompanhamento do crescimento destes azevinhos “em qualquer parte do mundo”. Em Abril, certamente, já teremos mais novidades.

FOTOS EB1 Casaldelo; EB23 S. João da Madeira

Esta ação desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi promovida pelo CRE.Porto e colaboração com a Câmara Municipal de S. João da Madeira, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e o Arqº Nuno Gomes Lopes. É cofinanciada pelo ON.2.