O Rúben e o Tiago, começaram a manhã de trabalho cheios de energia. Seguiram com atenção as instruções sobre como bem plantar uma árvore e rapidamente fizeram equipa e puseram mãos à obra! O Hélder, o Vitor, o Carlos, a Cristina, o Lino, o Augusto e o Manuel lançaram-se a abrir novas covas para acolher as plantas que tínhamos planeado plantar na área. A Isabel, a Soraia, o Rafael, a Manuela começaram logo a instalar as jovens árvores nas covas que já estavam preparadas. O Aurélio, como sempre, esteve sempre incansável a distribuir as plantas pelos locais onde estas iam sendo necessárias.

Na verdade estes são apenas alguns nomes dos 71 generosos voluntários que no dia 10 de janeiro ofereceram o seu tempo à plantação de árvores nativas no Monte de Santa Justa (Valongo) de modo a colaborar na recuperação do coberto vegetal da Serra.

O nosso objetivo era plantar 1.000 árvores, mas ao final do dia, feitas as contas, foram plantadas mais 1.615 árvores nativas (sobreiros, carvalhos-alvarinhos e medronheiros). Tivemos ainda tempo para fazer uma revisão das árvores já plantadas e estacá-las.

Participaram nesta plantação elementos do Agrupamento 1039 – Vilela do Corpo Nacional de Escutas (Paredes), da Associação Alto Relevo, da Amo – Portugal, da Quercus e da Associação Mother Earth.

Espreite as fotos aqui!


Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo CRE.Porto e Câmara Municipal de Valongo. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.