Os 13 voluntários do FUTURO que dedicaram o seu tempo na manhã de sábado passado (17 de janeiro) a cuidarem de mais uma parcela plantada do Monte Padrão, não se amedrontaram com o nevoeiro fechado nem com os aguaceiros. Apesar do frio, as caldeiras dos medronheiros, aveleiras e carvalhos-alvarinhos, plantados em épocas passadas no âmbito do FUTURO, ficaram rapidamente limpas. Retirar a vegetação em excesso das caldeiras das pequenas árvores é uma tarefa essencial para a sua sobrevivência porque evita que estas sejam “abafadas” pelas plantas de crescimento mais rápido e também ficam visíveis para os operacionais que irão fazer o controlo do mato alto, em breve.

No final da manhã, retornamos ao Centro Interpretativo do Monte Padrão onde o Dr. Alvaro Moreira, arqueólogo da Câmara Municipal de Santo Tirso, partilhou um pouco da história do povoado fortificado existente no local e dos povos que o ocuparam ao longo dos tempos, desde do seculo 9 a.C..

Obrigada a tod@s. Espreite as fotos aqui!

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave, com o apoio do CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.